sexta-feira, 22 de junho de 2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012

EBD Primários CPAD 2º Trimestre de 2012

Primários Lição 12 - Jesus, o amigo sempre presente

Versículo-Chave:

Frase do Dia:
Meu Amigo Jesus está sempre Comigo.

lembrancinha:


Atividade


 
Ensinando a Bíblia

Lição 12 – Jesus, O amigo sempre Presente
Texto Bíblico: Lucas 24.36-53; Atos 1.9-11
Ao Mestre
Professor (a) lembre-se que esta é a grande verdade do cristianismo:Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade.
Se você não tem isto intrínseco dentro de seu ser, não poderá passar de maneira consistente esta realidade aos pequenos, um professor é um vendedor de idéias, para que seus alunos acreditem e vivam o que você diz, é necessário que você viva o que está dizendo. Esta realidade do cristianismo faz parte de seu cotidiano? Ou você usa a presença do Senhor Jesus como usamos um step, quando está em apuros.
Viva de forma a demonstrar que essa realidade está em seu ser. Lembre-se quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar algo, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.
Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Jesus está conosco todos os momentos, pois ELE prometeu: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.” (Mt 28.20b – ARC)
Frase do dia
MEU AMIGO JESUS ESTÁ SEMPRE COMIGO
Enfatize aos pequenos que Jesus após sua ressurreição ascendeu ao céu, mas está conosco. O profeta Isaias ao profetizar acerca de seu nascimento o chamou deEmanuel que quer dizer “Deus conosco” (CF. Is 7:14; 8.8; Mt 1.23).
Memória em Ação
“...E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
(Mt 28.20b – NTLH)

Explorando a Bíblia
Crianças vocês se lembram que na lição passada falamos sobre os dois discípulos que se encontraram com Jesus no Caminho de Emaús? Pois bem, eles foram correndo contar para os outros discípulos. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas ele disse:
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: — Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês. Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria.
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
· Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva








quarta-feira, 6 de junho de 2012

EBD Primários CPAD 2º Trimestre de 2012

Primários Lição 11 - Jesus, o amigo das surpresas

Versículo Chave:


 
Frase do Dia:

Lembrancinhas:


DINÂMICA
Frase do dia: Eu conheço a voz do meu amigo Jesus
Brincar de reconhecer a voz.
Tampar os olhos de uma criança e ela descobrirá quem está falando ?
Primeiro uma criança falando sozinha, depois duas e se houver tempo pode até ser três. Mas depende da quantidade de crianças na sala. Se não é claro que já seriam todas.
Depois apresenta a frase do dia.
Enfatizando que todos que são amigos de Jesus também reconhecem a sua voz.

Palitoche

Versículo do dia: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27
Para o versículo: Um boneco ou figura de Jesus em um palito (Palitoche) e ovelhas (Palitoche)
A criança que estiver segurando Jesus diz o versículo e as outras escutam e o seguem. Então andam pela sala.. Trocam, para que todas tenham a oportunidade.
As minhas ovelhas escutam a minha voz; (Fala olhando para as ovelhinhas)
eu as conheço, (aponta cada uma ovelhinha)
e elas me seguem. (Anda pela sala e as ovelhas vão atrás seguindo)
Palitoche de Jesus
Recorte o desenho abaixo e cole-o sobre um palito de churrasco

Palitoche ovelhinhas

Para os meninos recorte e cole sobre um palito de churrasco.


Para as meninas recorte e cole sobre um palito de churrasco.

Vejam como ficam lindinhos os Palitoches








 
Ensinando a Bíblia
Vocês se lembram crianças, de que o Senhor Jesus para nos salvar morreu na cruz e ressuscitou?
Então... Naquele mesmo dia em que Jesus ressuscitou, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que ficava não muito longe de Jerusalém.
Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles O reconhecessem.
Então Jesus perguntou:
— O que é que vocês estão conversando pelo caminho?
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse:
— Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
— O que foi? —perguntou Ele. - Eles responderam:
— O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, Ele era muito sábios em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse Ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo Dele, e voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que Ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus.
Então Jesus lhes disse:
— Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam Dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com Ele para que ficasse, dizendo:
— Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando. - Então Jesus entrou para ficar com os dois.
Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas Ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro:
— Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando Ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
— De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão. Enquanto eles estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma.
Mas Ele disse:
— Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.
Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés.
Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados.
Então ele perguntou:
— Vocês têm aqui alguma coisa para comer?
Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse:
— Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.
Então Jesus deu sabedoria a eles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
— O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em Nome Dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder do Espírito Santo de cima venha sobre vocês.
Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou.
Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu.
Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus

Prezado (a) enfatize aos pequenos que Jesus sempre nos surpreende com sua Presença, nos alegrando e realizando milagres em nosso meio, pois Ele nos ama e quer que sejamos felizes.
Fontes Consultadas:
• Bíblia NTLH - SBB
• Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
• Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon - Horinhas com Deus - Editora Sinodal
• Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geografica
• Comentário Bíblico Beacon – Vol.6: Mateus a Lucas – Editora CPAD – Rio de Janeiro/2005
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva








terça-feira, 5 de junho de 2012

EBD Juniores CPAD 2º Trimestre de 2012

Juniores Lição 11 - Estêvão, Herói até o Fim 

Tema da Lição:

Versículo Chave:



Lembrancinhas:


Dobradura em Forma de Cruz

Imprimir em papel criativo de várias cores.



Visual 1
Visual 2
Visual 3


Vamos usar a Bíblia





Trabalhe esta lição usando a Bíblia com seus alunos. Cada
 um com a sua Bíblia, todos tendo a oportunidade de ler as referências citadas durante a lição. Escolha tantas referências quanto forem o número de alunos, de forma que TODOS tenham a oportunidade de ler. É fundamental cultivar nos seus alunos o hábito de manusear a Bíblia.
Você pode anotar as referências em papéis coloridos e distribuir para cada aluno. Dê uns minutinhos para que todos encontrem e marquem com lápis de cor. Avise para ficarem ATENTOS, pois a certa altura da lição, aquela referência bíblica será pedida.

Para esta Lição sugiro trabalharem alguns versículos para serem entregues a alguns alunos quando você explicar a respeito de Estêvão. A medida que for falando cite o livro, o capítulo e o versículo e a criança que estiver com a referência em mão deverá procurá-lo na Bíblia e lê-lo em voz alta, e o restante da turma deverá prestar atenção e marcar a referência com lápis de cor.

Referências Bíblicas








Plano de Aula: Escola Bíblica Dominical.

CLASSE:                                                                                                     LIÇÃO Nº: 11      
PROFESSORA:                                                                             
DATA:                                                    LEITURA BÍBLICA:  Atos 6: 13-15;  7: 54-60
TEMA: “Estêvão, Herói até o Fim”.

Objetivo:
·     Ensinar que um discípulo de Jesus tem que ter coragem.      
·     Mostrar que Jesus está conosco, como ele prometeu. 
·     Ensinar que devemos perdoar aqueles que pecam contra nós.                                                      
1º Momento: Oração, Louvor, Chamada, Oferta.
2º Momento: Mostre o cartaz com o Tema da Lição, após diga:  
-Atenção Crianças! Qual é o Tema da nossa lição de hoje? Deixe que elas leiam, após comente o cartaz:
- Como vocês já leram estamos diante da lição de nº 11 Estevão, Herói até o fim. Estevão Crianças, foi um dos Heróis que “permaneceu firme em seus princípios” de fé Cristã e manteve-se fiel a Deus até o fim.
3º Momento: Leia juntamente com as Crianças o Visual Versículo-Chave:Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.” 2 Timóteo 4:7. ( Repita 2 ou 3 três vezes com as Crianças).
·       Para trabalhar a Memorização deste versículo entregue a cada criança uma dobradura em forma de Cruz para ser o lembrete do versículo chave desta lição.
·         Corte um e dobre nos lugares marcados para que você saiba como fazer e possa ensinar na classe.
Comece dobrando a partir do nº 7 - em ordem decrescente. A última parte a ser dobrada é o quadrinho nº 1.
Vai ficar um quadradinho pequeno. A criança poderá colar a base (o quadrado 3 => ACABEI) no CADERNO DE VERSÍCULOS, e abrir parte por parte, até ver a cruz formada. Fica muito bonitinho!!
·         Por último vá abrindo e juntamente com as crianças lendo a partir do nº 1, após abra  e leia o número 2 e assim por diante até chegar ao nº 7.
4º Momento:
Questione aos Juniores:
·         Atenção crianças vocês sabem o que significa  “ser fiel”? Deixe-os se expressarem, após defina.
·         Então Crianças ser fiel é o mesmo que “ser leal”, “sincero”, “alguém que não tem intenção de enganar”, “é alguém que é firme em seus princípios”. Depois pergunte.
·         Se algum amigo enganasse vocês, o que fariam? Leve-os a refletir na atitude que devem ter para com essa pessoa – o perdão.
·         Crianças nem sempre é fácil ser fiel e perdoar. Entretanto, ambos são necessários. Na história de hoje aprenderemos bastante com a vida de Estevão, o primeiro mártir da igreja cristã.
·         Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e ressureição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.
"Para ajudá-lo a dizer quem foi Estevão, observe as informações abaixo extraídas da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1490, CPAD:
Distribua a algumas crianças  esses versículos para que a medida em que você for ensinando elas procurem e leiam esses versículos na bíblia em voz alta.
·       Um dos sete líderes escolhidos para supervisionar a distribuição de alimentos aos necessitados  da Igreja Primitiva (At 6.5)

·       Foi conhecido por suas qualidades espirituais de fé, sabedoria, graça, poder e pela presença  do Espírito em sua vida (At 6.8,10)

·       Líder reconhecido e destacado, um mestre , um debatedor (At 6.9)

·       O primeiro a dar sua vida pelo evangelho (At 7.60)"
(extraído da revista do Professor.)
5º Momento: Após conte a história Estevão, Herói até o Fim.

6º Momento: Oração – Aproveitando o tema da aula, oriente seus alunos a orar pelos missionários e pessoas que sofrem perseguição por causa do evangelho. Peça a Deus que conceda graça a essas pessoas para que perdoem todos aqueles que lhes fazem mal.

7º Momento: Faça perguntas em tiras de papel correspondente a lição estudada, coloque-as em uma caixa pequena enfeitada e peça para que cada criança pegue uma pergunta para responder. Se a criança acertar entregue um presente( cartãozinho com o versículo chave e balinhas ou bombons).
Sugestões de Perguntas:

1.   Estêvão foi um dos sete homens escolhidos para fazer o que na igreja?                                                        
2.   Quem estava contra Estêvão?                                      
3.  Quando Estêvão venceu todos os homens na discussão o que foi que estes homens (Sinagoga dos Homens Livres) fizeram?
4.   Quais foram às acusações contra Estêvão?             
5.   Os homens do Conselho viram que o rosto de Estêvão parecia o que?
6.   Diga os nomes de dois antepassados dos judeus de que Estêvão falou?
7.   Diga o nome de mais duas pessoas de que Estêvão falou?                       
8.   Porque Estêvão disse que os judeus eram como seus antepassados?                                         
9.   Estêvão olhou para o céu viu o que?                            
10.  Os membros do conselho fizeram o que com Estêvão?
11.  Estêvão morreu odiando seus inimigos? Não?  Porque?
12.  As testemunhas deixaram as suas capas com um moço
chamado ?
8º Momento: Atividades.

9º Momento: Recorde as Crianças o Versículo-Chave. Apresente a elas o Corinho a ser cantado durante a apresentação da classe. E de forma discreta repasse as perguntas para ver se elas fixaram o tema. Não esqueça de formular 3 perguntas.

10º Momento: Lanche. (antes de comerem agradeçam juntamente com as crianças a Papai do Céu pelo alimento).

Observação: Este Plano de Aula foi elaborado especialmente para os professores iniciantes da EBD.

http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com



Ensinando a Bíblia

A palavra de Deus continuava a se espalhar.  O número de seguidores de Jesus em Jerusalém crescia cada vez mais, sendo necessário à escolha de homens para tratar da distribuição de comida.

Estêvão, um dos sete homens escolhidos para este serviço, era um homem muito abençoado por Deus e cheio de poder.  Ele fazia milagres e maravilhas entre o povo.  Mas alguns judeus da “Sinagoga dos Homens Livres” estavam contra ele.  Eles começaram a discutir com Estêvão, mas o Espírito Santo deu tanta sabedoria a Estêvão, que ele venceu todos na discussão.

Então estes judeus pagaram algumas pessoas para dizerem:

Nós ouvimos este homem falar contra Moisés e contra Deus!

Ouvindo estas mentiras, o povo e os líderes ficaram com raiva, agarraram Estevão, e o levaram diante do Conselho Superior.

Então testemunhas falsas afirmaram:

Nós ouvimos este homem dizer que esse Jesus de Nazará vai destruir o templo, e mudar todos os costumes que Moisés nos deu.

Todos os que estavam sentados na sala de Conselho Superior olhavam bem para Estevão, e viram que o rosto dele parecia o rosto de um anjo.  Então o presidente dos sacerdotes perguntou a Estêvão: Isto é a verdade?

E Estêvão começou a falar sobre a história dos judeus desde Abraão até Jacó, cujos filhos formaram as doze tribos de Israel e José até Moisés a quem Deus deu os mandamentos.  Estêvão continuou:

Nossos antepassados não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram.  Vocês são como os seus antepassados:  têm rejeitado sempre o Espírito Santo!  Eles mataram os mensageiros de Deus que no passado anunciaram a vinda do Servo Santo.  E agora vocês o traíram e o mataram.

Quando os membros do Conselho Superior ouviram estas palavras ficaram furiosos.  Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e disse:

Olhem! Eu estou vendo o céu aberto e o Filho do Homem em pé ao lado direito de Deus!

Mas eles taparam os ouvidos e dando altos gritos avançaram todos juntos contra Estêvão.

Depois o jogaram fora da cidade e o apedrejaram.  Enquanto atiravam pedras, Estêvão chamava Jesus, dizendo:

Senhor Jesus, recebe o meu espírito!             

Depois, ajoelhou-se e gritou com voz bem forte:

Senhor, não os condenes por causa deste pecado!

E depois de dizer isto, morreu.  As testemunhas deixaram as suas capas com um moço chamado Saulo.  E Saulo concordou que matassem Estêvão.